Tempo de leitura 2'05''
Muita
gente me pergunta sobre dicas para acelerar a leitura de artigos acadêmicos e
livros de diferentes gêneros. Eu já comentei que eu fiz um curso de leitura
dinâmica na pré-adolescência? Então, nem dá pra explicar o que eu fazia naquela
turma. Era uma loucura e meu professor era um super nerd com a cara do professor Ludovico, da Disney.
Existem
muitos mitos sobre a leitura dinâmica e o principal deles é que ler rápido faz
com que você não entenda o que leu. Eu posso afirmar por conhecimento de causa
que não é assim que funciona. Quanto mais rápido você lê, mais ritmo você
imprime ao seu sistema de compreensão e aprendizagem. Do contrário, quanto mais
devagar você lê, na intenção de prestar mais atenção, mais você vai acostumar
seus sistemas cognitivos a um ritmo mais lento. Então, leia rápido. É realmente
melhor.
Ler
mais rápido é possível. Porém, há limites. Muitos cursos pela internet prometem
milagres. Algo como download do livro direto na mente. Isso não tem não. Mas há
como, respeitando seu ritmo e compreensão, ir acelerando o volume de
informações processado durante uma leitura.
Outra
questão importante de ser dita é o tipo de leitura que se tem como demanda. Já
li livros de ficção de 400 páginas em uma tarde e textos acadêmicos de Hegel de
30 páginas nas mesmas 4 horas. Relativizar é importante quando se trata de
leitura acelerada.
Fonte: Google
O escritor Tony
Buzan, a quem este blog deveria ser dedicado, escreveu um
livro sobre o tema. Ele sentia que o ritmo de sua leitura era muito lento, em
busca de superação, descobriu que era possível ler mais rápido estudando a
física dos olhos e a maneira como o cérebro processa informações, em pouco
tempo ele conseguiu dobrar sua velocidade de leitura, depois disso ele
desenvolveu um potencial que o permitiu ler
mais de 2 mil livros ao longo da vida. Pensa só... uau! Eu leio
uns 40 por ano, excetuando 2016, que foram 70. É, talvez eu chegue a esse
número um dia. Buzan diz ainda que:
“Quem pratica
leitura dinâmica compreende melhor o texto, alcança maiores níveis de
concentração e tem tempo para revisar áreas de especial interesse e relevância.”
Um das técnicas ensinadas por
Buzan e que uso muito é a Técnica de Varredura. Ela consiste em você passar os
olhos diagonalmente pela página que você vai ler. É coisa de um segundo mesmo.
Pesquisas apontam que esse procedimento realiza um tipo de registro duplo da
informação. É como se você já tivesse, de alguma forma, lido a página que
passou os olhos e, quando a lê realmente, seu cérebro tem uma compreensão maior
porque entende que é uma releitura e não uma leitura inicial.
Outra dica que me ajuda muito a
melhorar meu tempo de leitura é cronometrar meu tempo médio de leitura de
página. Pego uma página de complexidade média e marco quanto tempo eu levo para
lê-la por completo. Esse exercício me ajuda a planejar tempo de calendário para
estudos para alguma prova ou mesmo só para saber. Com meus alunos, apenas o
fato de marcarem seu tempo, faz com que se sintam obrigados e ler ao menos um
pouco mais rápido e “quebrarem” seus recordes. Vale tentar.
Eu também uso metas de leitura. De
livros mais simples, umas 50 páginas por dia é tranquilo de se alcançar. Para
livros mais difíceis, eu tiro a média de tempo disponível e vejo quanto é
possível. Mas, só de criar essa intenção de metas, já ajuda muito em direção aos
seus propósitos. Ah, usar post-its de metas também é muito legal. Você está na página
50 hoje e já cola o post-it na página 100, que seria a meta de amanhã.
A última dica é aproveitar as
janelas de tempo durante o dia. São muitas, não duvide. Por isso, sempre tenha
um livro, artigo ou partes deles com você. O pessoal dos concursos públicos
costuma até destacar as páginas e encaderná-las por capítulos ou seções.
Sinceramente, ainda trato livros como entes queridos, e essa ideia me apavora,
mas existe. Saiba disso.
O ato de ler é realmente
fundamental para nossa vida social, parafraseando o querido patrono da educação
brasileira, Paulo Freire. Falar sobre leitura e livros num país onde menos de
50% já leu partes de um livro (não estamos nem falando de um livro inteiro),
ainda é um privilégio, infelizmente. Falar de escrita acadêmica então... para
poucos. Uma pena. Mas, vamos fazendo nossa parte na construção de uma sociedade
mais equânime e que todos tenham direito a ler e escrever, seja rápido ou mesmo
devagar.
E você, gosta de ler? Deixa um comentário sobre suas ideias de leitura.
Com amor,
Ju
Priscilla, que bom ler isso! Obrigada mesmo. Eu tento exatamente isso, ser eu mesma. Uma honra ter você como aluna e leitora. Você vai longe!
ResponderExcluirJu, aprendi na sua oficina a técnica da varredura e tem dado super certo. Sinto que estou otimizando o meu tempo de leitura gradativamente. Obrigada.
ResponderExcluirJu,chamou-me bastante a atenção o fato de marcar tempo para nossos alunos lerem. Costumo fazer isto sim, mas preocupando-me com o tempo do planejamento. Vejo agora que devo usar esse tempo também para trabalhar melhor a concentração de leitura dos alunos. Bjos querida.
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