sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Como ler mais rápido?

Tempo de leitura 2'05'' 

Muita gente me pergunta sobre dicas para acelerar a leitura de artigos acadêmicos e livros de diferentes gêneros. Eu já comentei que eu fiz um curso de leitura dinâmica na pré-adolescência? Então, nem dá pra explicar o que eu fazia naquela turma. Era uma loucura e meu professor era um super nerd com a cara do professor Ludovico, da Disney.

Existem muitos mitos sobre a leitura dinâmica e o principal deles é que ler rápido faz com que você não entenda o que leu. Eu posso afirmar por conhecimento de causa que não é assim que funciona. Quanto mais rápido você lê, mais ritmo você imprime ao seu sistema de compreensão e aprendizagem. Do contrário, quanto mais devagar você lê, na intenção de prestar mais atenção, mais você vai acostumar seus sistemas cognitivos a um ritmo mais lento. Então, leia rápido. É realmente melhor.

Ler mais rápido é possível. Porém, há limites. Muitos cursos pela internet prometem milagres. Algo como download do livro direto na mente. Isso não tem não. Mas há como, respeitando seu ritmo e compreensão, ir acelerando o volume de informações processado durante uma leitura.

Outra questão importante de ser dita é o tipo de leitura que se tem como demanda. Já li livros de ficção de 400 páginas em uma tarde e textos acadêmicos de Hegel de 30 páginas nas mesmas 4 horas. Relativizar é importante quando se trata de leitura acelerada.

                                                    Fonte: Google

O escritor Tony Buzan, a quem este blog deveria ser dedicado, escreveu um livro sobre o tema. Ele sentia que o ritmo de sua leitura era muito lento, em busca de superação, descobriu que era possível ler mais rápido estudando a física dos olhos e a maneira como o cérebro processa informações, em pouco tempo ele conseguiu dobrar sua velocidade de leitura, depois disso ele desenvolveu um potencial que o permitiu ler mais de 2 mil livros ao longo da vida. Pensa só... uau! Eu leio uns 40 por ano, excetuando 2016, que foram 70. É, talvez eu chegue a esse número um dia. Buzan diz ainda que:

“Quem pratica leitura dinâmica compreende melhor o texto, alcança maiores níveis de concentração e tem tempo para revisar áreas de especial interesse e relevância.”

Um das técnicas ensinadas por Buzan e que uso muito é a Técnica de Varredura. Ela consiste em você passar os olhos diagonalmente pela página que você vai ler. É coisa de um segundo mesmo. Pesquisas apontam que esse procedimento realiza um tipo de registro duplo da informação. É como se você já tivesse, de alguma forma, lido a página que passou os olhos e, quando a lê realmente, seu cérebro tem uma compreensão maior porque entende que é uma releitura e não uma leitura inicial.

Outra dica que me ajuda muito a melhorar meu tempo de leitura é cronometrar meu tempo médio de leitura de página. Pego uma página de complexidade média e marco quanto tempo eu levo para lê-la por completo. Esse exercício me ajuda a planejar tempo de calendário para estudos para alguma prova ou mesmo só para saber. Com meus alunos, apenas o fato de marcarem seu tempo, faz com que se sintam obrigados e ler ao menos um pouco mais rápido e “quebrarem” seus recordes. Vale tentar.

Eu também uso metas de leitura. De livros mais simples, umas 50 páginas por dia é tranquilo de se alcançar. Para livros mais difíceis, eu tiro a média de tempo disponível e vejo quanto é possível. Mas, só de criar essa intenção de metas, já ajuda muito em direção aos seus propósitos. Ah, usar post-its de metas também é muito legal. Você está na página 50 hoje e já cola o post-it na página 100, que seria a meta de amanhã.

A última dica é aproveitar as janelas de tempo durante o dia. São muitas, não duvide. Por isso, sempre tenha um livro, artigo ou partes deles com você. O pessoal dos concursos públicos costuma até destacar as páginas e encaderná-las por capítulos ou seções. Sinceramente, ainda trato livros como entes queridos, e essa ideia me apavora, mas existe. Saiba disso.
O ato de ler é realmente fundamental para nossa vida social, parafraseando o querido patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Falar sobre leitura e livros num país onde menos de 50% já leu partes de um livro (não estamos nem falando de um livro inteiro), ainda é um privilégio, infelizmente. Falar de escrita acadêmica então... para poucos. Uma pena. Mas, vamos fazendo nossa parte na construção de uma sociedade mais equânime e que todos tenham direito a ler e escrever, seja rápido ou mesmo devagar.

E você, gosta de ler? Deixa um comentário sobre suas ideias de leitura.
Com amor,
Ju

3 comentários:

  1. Priscilla, que bom ler isso! Obrigada mesmo. Eu tento exatamente isso, ser eu mesma. Uma honra ter você como aluna e leitora. Você vai longe!

    ResponderExcluir
  2. Ju, aprendi na sua oficina a técnica da varredura e tem dado super certo. Sinto que estou otimizando o meu tempo de leitura gradativamente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Ju,chamou-me bastante a atenção o fato de marcar tempo para nossos alunos lerem. Costumo fazer isto sim, mas preocupando-me com o tempo do planejamento. Vejo agora que devo usar esse tempo também para trabalhar melhor a concentração de leitura dos alunos. Bjos querida.

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.